A pessoa por detrás da lente

Olá e obrigada por estares desse lado. 

Sou a Andreia, a pessoa por detrás deste projeto de fotografia. Sou esposa, mãe de menina, apaixonada por animais e pela natureza. Adoro o sol de inverno, a trovoada, o outono. Fico com borboletas na barriga quando se aproxima mais uma viagem de mochila às costas e amo rir até me doerem as bochechas. Sou feliz!


A fotografia esteve sempre em mim de alguma forma, herança talvez herdada do gosto do meu pai pela arte de guardar imagens. Mas esta não é a história da fotógrafa que soube desde pequenina que o queria ser. Adorava contar histórias, escrever, ir ao encontro de factos e essa paixão levou-me ao jornalismo. E o jornalismo levou-me ainda mais à fotografia. Aos poucos, fui deixando o primeiro pelo segundo. 

Em 2014 decidi que queria substituir definitivamente o meu gravador de jornalista pela câmara fotográfica. Tirei o Curso Profissional de Fotografia e nunca mais larguei essa paixão. 

Queria congelar no tempo aquelas memórias de família, dar às pessoas aquilo que eu própria tanto gosto de fazer com os meus: sentar no sofá a rever dezenas de fotografias dos anos que passam. Cada fotografia traz nela uma história e não vejo melhor forma de reviver emoções de momentos que nos deixam tanta saudade.

Cedo percebi que fotografar a espontaneidade dos bebés e das crianças era o meu lugar feliz. Registar os primeiros dias, as primeiras conquistas, a passagem de bebé a criança, o amor incondicional de uma família... E que privilégio o de fazer parte de tantas famílias neste caminho de contar histórias através da fotografia. 

O nascimento da minha filha, em 2019, veio trazer um novo rumo, uma necessidade crescente de criar uma identidade, de ter uma voz própria. Neste meu pequeno lugar feliz quero fazer o registo dos melhores momentos da tua vida, da tua família. Fotografar a barriga da mãe para que o filho um dia possa ver a luz que ela emanava quando o trazia no ventre. Partilhar a alegria dos pais que têm nos braços o seu bebé pequenino e que dentro de alguns meses já vai dar os primeiros passos. Aqui, fotografo a felicidade. Sem pressas, ao teu ritmo, num estilo intemporal e natural. 

Andreia

CONTACTOS

andreiabarbosafotografia@gmail.com

934260991 (custo de chamada para rede móvel nacional)

Maia - Porto